VoIP | Voz sobre IP

Tudo sobre que você precisa saber sobre Voz sobre IP – VoIP

Tudo sobre VoIP, Voz sobre IP

A telefonia VoIP (ou “Voz sobre IP” – em inglês “voice over internet protocol”) é basicamente uma forma de realizar chamadas utilizando a internet e não uma rede de telefonia convencional.

Dados dão conta de que sua invenção ocorreu, ao contrário do telefone, somente por volta da metade da década de 90 (aproximadamente 1995), quando a internet começou a ganhar mais força e alcance.

O que é Voip?

 

VoIP, como referenciamos, se trata de uma forma de realizar chamadas utilizando uma conexão com a internet.

Geralmente utilizando um programa instalado no computador para esse fim ou mesmo software incorporado a algum outro tipo de solução integrada de tecnologia para troca, recebimento e gerenciamento de dados, compõe um sistema que fará uso de um hardware para voz headphone próprio ou mesmo um aparelho acoplado, que imitaum aparelho telefônico comum, mas que se integra ao processamento das chamadas via computador  que permita ao operador falar e ouvir normalmente, tal como faria com um aparelho convencional.

No entanto, essa tecnologia pode oferecer excelente custo x benefício a depender da quantidade de ligações que uma empresa têm de realizar por dia e especialmente em caso de altas distâncias dessas ligações.

Como funciona o VoIP

 

O VoIP funciona, logo, conectado à internet e conforme sua velocidade. Quando uma pessoa utiliza esse sistema para chamadas é via web que ocorra a transferência de pacotes de dados.

Qual a diferença entre VoIP e telefonia Tradicional?

 

Basicamente a forma como a informação e os dados de voz (pacotes) são transferidos e recebidos.

O sistema VoIP utiliza a web para trafegar esses dados, já a telefonia convencional normalmente utiliza uma rede com cabeamentos, por exemplo.

Mesmo que se utilize aparelhos de telefone sem fio, o sinal chega por meio de cabos até a base do equipamento.

 

Logo, os benefícios do VoIP conseguem ser facilmente percebidos. Normalmente a instalação se torna menos custosa, pelo simples fato de requerer menor infraestrutura física ou cabeamentos.

Além disso, no dia a dia ele pode representar significativa redução de custos nas chamadas, uma vez que normalmente chamadas à distância por sistemas convencionais possuem tarifas mais altas, o que pode encarecer a operação ainda mais em função do tempo demandado em cada chamada.

Requisitos da tecnologia VoIP

 

Para que uma empresa tenha um sistema VoIP instalado e funcionando em seu ambiente precisará se atentar a alguns requisitos básicos.

O primeiro deles, sem dúvidas é, obviamente, a existência de uma boa estrutura de internet.

Em geral, é preciso ainda pensar em qual será a capacidade que seu VoIP irá ter, o que oscila claramente de acordo com a demanda de cada tipo de negócio.

Quanto maior o porte da operação, maior talvez seja a necessidade de investir em conexão de maior potência.

Em média cada canal de voz costuma consumir 12 Kb/s, de upload e  download. Se uma empresa tiver 10 canais simultâneos, então, fazendo a multiplicação desse consumo por cada um deles veremos que o mínimo aceitável para que ela consiga ter VoIP são 120 Kb/s de internet (somente para a parte de voz).

No entanto, a estabilidade conta muito, além da velocidade. Se houver interrupções constantes no canal de dados, ou seja, perda de pacotes de voz, eles chegarão incompletos ao receptor, o que gera aquela situação conhecida como “voz picotada”.

Portanto, além de boa taxa de upload e download (envio e recebimento) conforme a quantidade de ligações ao mesmo tempo que possa haver é preciso estabilidade do link.

Em seguida também é importante decidir a estrutura que irá operar o VoIP ou mesmo o fornecedor do serviço. A empresa precisa verificar se irá utilizar aparelhos conectados aos próprios computadores onde atuarão os operadores ou se irá adquirir equipamentos próprios, o que requer um planejamento em torno do investimento necessário.

Qual a aplicação nas empresas?

 

Muitas empresas utilizam o VoIP, em especial nas centrais de atendimento, para otimizar o trabalho do time, reduzir custos ou integrar funcionalidades.

Nesse ponto é importante explicar que existem call centers baseados tanto em PABX IP quanto em telefonia VoIP.
Isso vai depender muito da característica das empresas e do modo como elas gerenciam essa importante parte da operação.

Vantagens e desvantagens do VoIP

 

As vantagens de apostar em telefonia VoIP são muito amplas. É possível economizar na instalação (já que a empresa dependerá de menor ou até mesmo nenhuma aquisição de cabos para permitir que o sinal chegue e que os pacotes de voz trafeguem), no custo das ligações diárias

Em termos de desvantagens, porém, podemos citar alguns itens de atenção que devem ser analisados de preferência juntamente com uma empresa especializada.

Se a empresa não possuir um bom plano de internet ou um pacote que seja compatível com a velocidade mínima desejada ou se a estrutura de VoIP não for corretamente projetada e instalada, dificilmente o serviço de VoIP vai atingir a performance esperada.

Paralisações, “travas”, atrasos ou interrupções na voz no momento em que a chamada estiver sendo feito podem acabar trazendo inconvenientes à central.

O futuro da tecnologia VoIP

 

A telefonia VoIP com o tempo foi se aperfeiçoando e tem ganhado cada vez mais destaque em espaços corporativos, dado seu potencial de agregar maior flexibilidade e principalmente alternativa econômica às empresas.

No entanto, como a “era da internet” é dinâmica, naturalmente novos programas e aperfeiçoamentos em torno de toda a comunicação que é feita via web acabam sendo periodicamente testados, não sendo improvável, contudo, que o sistema VoIP passe cada vez mais por maiores implementações e melhorias, o que já é possível, até mesmo, com inserção não só de gravações, mas também de bots que, integrados, auxiliam no atendimento “preliminar” dos clientes via outros canais (como Chat no Website, por exemplo).

Além do VoIP

 

Um sistema de VoIP permite ainda utilizar integrações e outras formas de se conectar o atendimento ao público, por meio também de outros canais de comunicação e canais online, ampliando a experiência do cliente na interação com a empresa.

Isso é também uma grande vantagem para a telefonia VoIP, uma vez que vai ao encontro de uma das principais demandas que encontramos hoje em dia: acompanhar a velocidade com que a troca de informações entre empresas e consumidores acontece, e em suas múltiplas plataformas hoje disponíveis para a comunicação.

Utilizando um sistema de telefonia avançado, que pode integrar o VoIP, torna-se então uma possibilidade para a empresa conectar todo o sistema de atendimento a softwares de gerenciamento de relacionamento, que reúnem, registram, processam e tornam altamente “utilizáveis” informações estratégicas como CRMs ou PipeDrive, ajudando a dar “adeus” ao papel e caneta, métodos mais tradicionais para apoiar o atendimento e a gestão.